COMO A CONFIABILIDADE PODE TRAZER RESULTADOS AO NEGÓCIO?

GERENCIAR CUSTOS, RISCOS E DESEMPENHO

Adequadamente, buscando o correto balanceamento dos mesmos nos equipamentos e processos, mantendo-os em níveis ideais para produzir resultados sustentáveis

EXECUTAR CERTO AS AÇÕES CERTAS

Mantendo uma estratégia única para toda a gestão de ativos. Este é caminho para qualquer empresa que queira manter-se competitiva nos dias atuais.

RCM

Manutenção Centrada em Confiabilidade

ENTENDA O QUE PODEMOS FAZER PELA SUA EMPRESA

A SQL BRASIL atua no segmento de consultoria em Confiabilidade Operacional e Gestão de Ativos. Têm como principal produto a metodologia amplamente reconhecida pelos profissionais de manutenção como o melhor caminho de custo-efetivo para desenvolver estratégias de “World-Class Maintenance": O RCM

SOLUÇÕES EM GESTÃO DE ATIVOS E CONFIABILIDADE

A saúde financeira das organizações depende cada vez mais da integridade física e funcional dos ativos.

"NÃO BASTA EXECUTAR CERTO AS TAREFAS DE MANUTENÇÃO, É PRECISO EXECUTAR CERTO AS TAREFAS CERTAS!" - John Moubray
This image for Image Layouts addon
  1. Manutenção afeta todos os aspectos do negócio: segurança, integridade ambiental, eficiência energética e qualidade do produto, não somente a disponibilidade da planta e custo.

  2. Um programa de manutenção bem sucedido e duradouro, somente pode ser desenvolvido pelo pessoal de manutenção e operação dos ativos, minimamente, trabalhando em conjunto.

  3. Os negócios estão aprendendo que os custos de gerenciar ativos físicos responsavelmente são apenas uma fração pequena do custo de não gerenciá-los.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

RCM - Manutenção Centrada em Confiabilidade

É uma metologia desenvolvida na aviação comercial americana, na década de 60, especificamente para gestão de ativos físicos. Seu ponto forte é definir as ações de manutenção necessárias à máxima confiabilidade operacional, eliminando tarefas invasivas desnecessárias e onerosas, reduzindo portanto os custos envolvidos com manutenção proativa periódica. Trata ainda prioritariamente os aspectos relacionados à segurança e meio ambiente, com destaque aos dispositivos de proteção.

SAE JA1011/12

O escopo e alcance das normas SAE JA1011/12 (“A Guide to The Reliability-Centered Maintenance - RCM - Standard”) amplifica e clareia cada um dos pontos fundamentais da metodologia e resume questões essenciais e adicionais que devem ser consideradas ao se aplicar RCM de modo bem sucedido. A SQL Brasil aplica a metodologia RCM fielmente de acordo com estas normas.

Engenharia de Confiabilidade

 Através de treinamentos especializados a SQL Brasil fornece suporte à formação da engenharia de confiabilidade bem como sua implementação na organização.

A confiabilidade qualitativa e quantitativa a serviço da gestão de ativos são a base sólida para o melhor desempenho, redução de perdas e atingimento de metas operacionais competitivas.

A engenharia de confiabilidade na moderna gestão de ativos portanto, passa a figurar nos organogramas das empresas que entendem a necessidade e a prática dessa nova modalidade.

PCM e Gestão dos Dados

A Confiabilidade quantitativa só é possível praticar a partir de uma boa estruturação dos dados necessários relativos às falhas ocorridas.

A correta elaboração dos cadastros de árvore e procedimentos operacionais para registro dos dados é imprescindível nesta etapa.

A SQL Brasil possui a expertise e profissionais habilitados para auxiliar nesta tarefa, possibilitando inclusive a posterior formatação de relatórios gerencias e KPI´s qualificados e úteis para a melhor gestão.

Procedimentos Operacionais e de Manutenção

A moderna Gestão de Ativos, baseada na ISO 55000, prevê entre outros a solida padronização dos procedimentos operacionais e de manutenção para a perenidade organizacional de resultados bem como a sustentabilidade do negócio.

Prevê também a necessidade de se monitorar cada etapa na vida do ativo mantendo-se sempre uma estratégia única de gestão, desde do início do projeto até o seu descarte.

Para atender a estas demandas a SQL Brasil pode auxiliar nesta etapa com profissionais solidamente habilitados nas práticas atuais de gestão.

NOSSOS PRODUTOS E SERVIÇOS

O processo de Gestão de Ativos envolve a participação dos principais responsáveis pelo Risco e pela Confiabilidade Operacional da planta. Trata-se de equipes multifuncionais envolvendo profissionais gestores e executantes das áreas de Produção, Engenharia e Manutenção.

A fim de capacitar tecnologicamente estas equipes, a SQL Brasil desenvolveu cursos para formação destes profissionais, com o objetivo de transferir a tecnologia necessária, capacitando as empresas a desenvolver com suficiência seus programas de Gestão da Confiabilidade, Riscos e dos Ativos, internamente.

Image

A SQL Brasil possui no seu quadro de consultores, profissionais experientes e devidamente treinados para o auxílio na busca de soluções “in-company” nas empresas.

A consultoria e a assessoria no desenvolvimento dos projetos, visa complementar a formação dos profissionais treinados, bem como garantir a qualidade necessária aos trabalhos desenvolvidos e os resultados esperados.

Image

RCMNET© - Idealizado a partir das normas SAE-JA1011 e SAE-JA1012, para ser utilizado em nossos servidores (regime de utilização conhecido como ASP-Aplication Service Provider), ou nos servidores web do cliente. Acesso disponível via browser em computadores e  dispositivos móveis com acesso à internet. O software RCMNET© conta com um exclusivo serviço de auditagem remota dos consultores em RCM da SQL Brasil, reduzindo o custo com logística para  a implantação do processo de RCM, aumentando sua eficiência e custo benefício.

Image

A SQL Brasil iniciou suas publicações técnicas em 2000, quando o livro texto "RCM2 - Manutenção Centrada em Confiabilidade", bestseller internacional na área de Confiabilidade Operacional de Ativos foi traduzido para o português.

Em 2012 a partir da necessidade de um material que apresentasse sua expertise e estivesse alinhado com a realidade brasileira, lançou a publicação “O RCM na quarta geração da manutenção de ativos” que foi relançado em 2014 e atualizado para “O RCM na Quarta Geração da Manutenção – A MODERNA GESTÃO DE ATIVOS”, já alinhado à ISSO 55000, onde traça um paralelo entre os preceitos do RCM e da nova norma. Este livro está na sua 3ª edição atualmente. Em AGO/2019 lança o livro “A ENGENHARIA DE CONFIABILIDADE NA MODERNA GESTÃO DE ATIVOS” que traz uma visão introdutória, com abordagem prática para aqueles que desejam ingressar na Confiabilidade Quantitativa.